Trump Eleva Tom Contra Irã e Avisa: “Sabemos Onde Khamenei Está”

Em uma escalada sem precedentes nas tensões entre Estados Unidos e Irã, o ex-presidente Donald Trump, atualmente pré-candidato republicano nas eleições de 2024, fez declarações contundentes nesta segunda-feira (17). Em entrevista coletiva, Trump afirmou que a “paciência dos EUA está se esgotando” e mandou um recado direto ao líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei: “Sabemos exatamente onde ele está”.

Embora tenha dito que “não há planos, por enquanto, de eliminá-lo”, a ameaça implícita chamou a atenção da comunidade internacional, já que Trump também ordenou que todos os cidadãos americanos deixem o território iraniano imediatamente. A retórica agressiva surge em resposta a recentes ataques iranianos contra Israel, incluindo ofensivas com drones e mísseis, além de uma ação contra uma base de inteligência do Mossad em Tel Aviv.

“O mundo está vendo o que acontece quando regimes autoritários acreditam que podem agir sem consequências. Khamenei deve se render. Agora”, declarou Trump. Do outro lado, o governo iraniano rejeitou o ultimato, classificando as declarações do ex-presidente como “irresponsáveis” e afirmando que “o Irã não se curva a ameaças”.

Especialistas em política internacional alertam para o risco de escalada militar no Oriente Médio, com potencial de envolver outras potências globais. As declarações de Trump reacendem temores de uma nova crise internacional em plena corrida eleitoral americana.

Deixe um comentário

Fanfulla – Períodico

Fanfulla: compromisso com a verdade

No Fanfulla, acreditamos que a informação de qualidade começa pela honestidade com o leitor. Em tempos de ruído e desinformação, nosso compromisso é com a verdade — ainda que ela seja incômoda, difícil ou contrariada por interesses diversos.

Buscamos fatos. Apuramos com rigor. Questionamos versões prontas. E entregamos ao nosso público uma leitura crítica, independente e fundamentada.

Nosso papel não é agradar, mas informar com responsabilidade. A cada edição, reafirmamos: a verdade é o único caminho possível para quem leva o jornalismo a sério.

Siga nossas redes sociais