Feliz Natal! Qual será o presente desta vez?

Então é Natal e o que você fez? O ano termina e começa outra vez… E qual será o presente para os brasileiros? São tantas opções.

Primeiramente, estamos na iminência de uma verdadeira crise institucional no STF: 1) Ministro Gilmar Mendes é contrário à proposta do Ministro Edson Fachin, de se criar um regimento interno para o STF; 2) A existência (ou não) de fortes indícios contrários a Alexandre de Moraes e sua possível intervenção junto ao Banco Central, no caso do Banco Master; 3) Esposa de Moraes teve aumento patrimonial bastante significativo em um ano; 4) Ministro Dias Toffoli “inova” no processo criminal, trazendo a acareação do Daniel Vorcaro (Banco Master), para a fase da investigação, mesmo com o PGR se manifestando em contrário.

Será que estamos tendo uma crise no STF? Caso positivo, quais serão os seus possíveis desdobramentos? Será que um dos vários processos de impeachment protocolados no Congresso, contra os ministros do STF, vão ser finalmente apreciados? Será que o STF irá aceitar que os membros da corte poderão sofrer impeachment? Não sabemos.

A verdade que a “queda de braço” entre o Poder Judiciário e a Sociedade se intensifica a cada dia. Grande parte da população não aceita os trabalhos do STF e não acredita na idoneidade do Poder Judiciário, conforme aponta pesquisa feita pela Revista Oeste, neste ano (https://revistaoeste.com/politica/quase-metade-dos-brasileiros-nao-confia-no-stf-mostra-pesquisa/).

Estamos à beira de uma crise institucional? Ou já estamos em uma crise institucional e ainda não nos demos conta? Quero respostas, dúvidas já tenho em demasia.

Deixe um comentário

Fanfulla – Períodico

Fanfulla: compromisso com a verdade

No Fanfulla, acreditamos que a informação de qualidade começa pela honestidade com o leitor. Em tempos de ruído e desinformação, nosso compromisso é com a verdade — ainda que ela seja incômoda, difícil ou contrariada por interesses diversos.

Buscamos fatos. Apuramos com rigor. Questionamos versões prontas. E entregamos ao nosso público uma leitura crítica, independente e fundamentada.

Nosso papel não é agradar, mas informar com responsabilidade. A cada edição, reafirmamos: a verdade é o único caminho possível para quem leva o jornalismo a sério.

Siga nossas redes sociais